SALEME E AS VONTADES

                     Saleme, industrial bastante influente na cidade, maior confecção e indústria de meias na região foi criada por ele e o irmão. Sucesso na vida empresarial chegou até a distante terra de seus antecessores, onde Saleme foi passear, conhecer parentes novos, rever antigos e, de lá voltou casado com ¨Nabirra¨. 

                Marido atencioso, Saleme proporcionava todos os luxos a  Nabirra¨; carro com motorista, acompanhante para auxiliar nos cuidados com a filha, jantares nos melhores restaurantes da cidade, sempre acompanhados de seu irmão Petrus e esposa; quando o trabalho permitia uma ausência maior, viagens ao litoral, ao interior, visitar cidades históricas, ¨Nabirra¨ tinha uma cultura bem vasta, estudada, falava três idiomas, oposto de seu marido Saleme e do irmão Petrus, que saíram cedo da escola, mal fizeram o básico, mas, conseguiram em pouco tempo de trabalho se tornarem os maiores industriais da região. Vida estava bastante cômoda para  ¨Nabirra¨, só que ela estava extremamente insatisfeita; não era convidada para eventos com outras esposas, quando muito uma ou outra festinha de aniversário na escola da filha, que por sinal já estavam escasseando; as meninas agora queriam festinhas só para elas, nada de adultos. ¨Nabirra¨ lia nos jornais os comentários sobre festas em um ou outro clube da cidade, os homens de smoking as esposas de vestidos longos, mesas decoradas com flores, orquestra para todos dançarem, ela ¨Nabirra¨ não tinha esse prazer.

                Saleme bem que tentava conseguir um cargo que o introduzisse na sociedade, sempre esbarrava em algum empecilho; tentou a presidência do Conselho Industrial da cidade, perdeu para um antigo industrial da região; a prefeitura, apesar de todos os esforços, visitou todos os velórios, abraçou as viúvas, fez contribuições para obras de caridade, ajudou a fundar a Sociedade Protetora das Meretrizes Abandonadas, o Abrigo das Solteiras Esquecidas, algumas, nem a visita dos filhos recebiam! nem voto para vereança conseguiu.

                Conversando suas decepções com um amigo jornalista, ganhou apoio para uma nova tentativa. Encomendou uma placa de prata em sua homenagem, que o amigo jornalista iria lhe entregar em um jantar na sede do clube mais bem frequentado da cidade, com um discurso elogiando seus feitos e, até mesmo os não feitos em benefício da cidade, com um baile ¨bléqui taiê¨, como a esposa sonhava, tudo às expensas de Saleme. Nada de ir com um daqueles terno que usava no dia a dia, comprado nas lojas de roupas prontas; quando o paletó estava fechado, abotoado, uma ponta ficava sempre em desalinho com a outra, isso para não falar do ombro torto, a ombreira interna parecia um caroço no braço e, outros defeitos. Saleme foi ao melhor alfaiate da cidade, terno sob medida, ¨Nabirra¨ ao ateliê de Madame Geneviève, alta costura francesa, segundo constava na propaganda! todos os preparativos para a festa caminhando, o amigo jornalista conseguiu uns afazeres sociais para a esposa ¨Nabirra¨, porém, o nome ia ser motivo de piadinhas pela turma da quinta série com certeza.¨Nabirra¨ , ¨Nabirra¨ Farrina Saleme, seria chamada por todos de Senhora Saleme para evitar contratempos. 

                Um mês de visitas a escolas da periferia, levando livros, cadernos, brindes para os alunos, professores e professoras, fotos para a coluna do amigo do marido, ela e a filha, sempre sorrindo, Saleme confiante que desta vez ganhava até eleição, não via a hora de ser homenageado, dançar com ¨Nabirra¨, rodopiar pelo salão fazendo a felicidade dela e um novo passo em direção ao seu sonho; prefeito!

                Plano traçado pelo amigo foi um sucesso; repercutiu tanto na cidade que, Senhora Saleme era convidada em todas as obras sociais, reuniões e reuniões, festivas ou não, estava presente Senhora Saleme. até que em uma dessas reuniões, foi acertado que Senhora Saleme seria a candidata de todos à prefeitura da cidade. ¨Nabirra¨ Farrina Saleme, Senhora Saleme, com todo seu carisma, o poderio financeiro de seu marido Saleme Petrus Saleme e, de seu irmão Petrus Saleme, com toda certeza seria eleita prefeita da cidade!




Luiz Carlos Fortes Braga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DÉCIO O SOLTEIRO E A GELADEIRA

Bar Cabaré Taverna Esquina Torta